A Associação dos Socorros Mútuos Setubalense é uma instituição de Solidariedade Social, fundada em 15 de Julho de 1888.


A sua fundação nasceu da necessidade das classes laboriosas à altura (carpinteiros, pedreiros, pintores, pescadores, etc.) se unirem em apoio mútuo, nas situações de doença e apoio no funeral. As Associações Mutualistas têm sabido complementar e colmatar as falhas e limitações dos sistemas públicos de proteção social e das respostas das entidades privadas com fins lucrativos, e encontram-se empenhadas no desenvolvimento de novas soluções adequadas às necessidades dos cidadãos e das famílias.



O Mutualismo, por constituir uma alternativa de carácter social sem fins lucrativos, é uma solução indispensável para garantir uma auto proteção social de segurança social, saúde e ação social eficaz, com custos mais baixos e cuja rentabilidade se distribui por todos os associados.


A ASMS como associação mutualista que é fortalece o funcionamento democrático na medida em que as decisões são tomadas pelos próprios associados, em Assembleia Geral, permitido aos indivíduos participarem ativamente e decidirem os contornos da sua proteção social.

Com mais de um século os principais objetivos da A.S.M.S., continuam intactos com novos modelos de funcionamento, numa constante adaptação à realidade atual, somos na área da saúde uma referência, pela diversidade de valências e especialidades médicas, assim como pela competência e dedicação daqueles que as praticam.


Ao longo de 125 anos a ASMS tem proporcionado à população de Setúbal um serviço de qualidade e proximidade em cuidados de saúde e apoio à população idosa. Como associação mutualista visa prosseguir objetivos de proteção complementar nos domínios da ação social e da saúde. 


Novos desafios foram colocados à sociedade neste final de século, as questões sociais começaram a ser encaradas de uma forma efetiva e a procura de soluções obrigou a que a nossa instituição assumisse também aqui o seu papel interventivo no apelo à solidariedade e interajuda, metendo mãos à obra no desafio da construção do Centro de Dia que se tornou uma realidade em Julho de 1996 em inauguração com a presença do Sr. Ministro da Presidência António Vitorino e Secretário de Estado da Inserção Social António Ferreira da Cunha.

Desde 1997 que o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) tem estabelecido parcerias no âmbito do Rendimento Social de Inserção, o Projeto de Cuidados Continuados, Rede Social e Equipa Interinstitucional que têm como objetivo melhorar a intervenção com a população idosa e suas famílias. 


A nossa intervenção no âmbito da ação social consolidou-se em 2010 com a criação da Loja Amiga, uma loja social de recolha e distribuição de bens usados e em 2011 na sequência do Programa de Emergência Alimentar com a criação de uma Cantina Social com a distribuição diária de refeições para consumo no domicílio.

Associa-te


Saiba aqui como ser Associado da ASMS.

Ser Associado