A Associação dos Socorros Mútuos Setubalense, é uma instituição de Solidariedade Social, fundada em 15 de Julho de 1888.

A sua fundação nasceu da necessidade das classes laboriosas à altura (carpinteiros, pedreiros, pintores, pescadores, etc.) se unirem em apoio mútuo, nas situações de doença e apoio no funeral.

Um século e onze anos depois, os principais objectivos da A.S.M.S., continuam intactos com novos modelos de funcionamento, numa constante adaptação à realidade actual, somos na área da saúde uma referência, pela diversidade de valências e especialidades médicas, assim como pela competência e dedicação daqueles que as praticam.

Novos desafios foram colocados à sociedade neste final de século, as questões sociais começaram a ser encaradas de uma forma efectiva e a procura de soluções obrigou a que a nossa instituição assumisse também aqui o seu papel interventivo no apelo à solidariedade e interajuda, metendo mãos à obra no desafio da construção do Centro de Dia que se tornou uma realidade em Julho de 1996 em inauguração com a presença do Sr. Ministro da Presidência António Vitorino e Secretário de Estado da Inserção  Social António Ferreira da Cunha.

O serviço de apoio domiciliário assim como parcerias no âmbito do Rendimento Social de Inserção e o Projecto de Cuidados Continuados completam a nossa intervenção no âmbito do apoio social.


De realçar o total apoio do Centro Distrital na concretização dos referidos projectos e no alcance dos objectivos propostos.

E acabo com uma mensagem que é também um apelo deixado pelo Padre Victor Melícias, um amigo desta casa aquando da Sessão Solene do 105º Aniversário da nossa instituição.

“UNI-VOS, ASSOCIAI-VOS, JUNTAI-VOS em novas formas de interajuda”. Palavras para meditação na viragem para o novo milénio.

O Presidente,


Fernando Paulino


Associa-te


Saiba aqui como ser Associado da ASMS.

Ser Associado